post-title Óleos essenciais: o que são, benefícios e onde comprar

Óleos essenciais: o que são, benefícios e onde comprar

Óleos essenciais: o que são, benefícios e onde comprar

Óleos essenciais: o que são, benefícios e onde comprar

Tudo sobre as substâncias naturais que são usadas para cura de doenças físicas e psicológicas

Estão em cosméticos, medicamentos e até em alimentos: os óleos essenciais vêm conquistando a preferência de quem busca tratamentos alternativos e naturais.

Famosa na internet e nas redes sociais, essas substâncias também são estudadas pela ciência, gerando amor, e também contradições sobre sua real eficácia, entre os profissionais da área.

 

O que são óleos essenciais?

São substâncias líquidas extraídas de flores, folhas, frutos, sementes e raízes, as quais entram na corrente sanguínea por meio da inalação de seu aroma ou pela pele.

Os óleos essenciais são frequentemente utilizados na medicina alternativa, como o caso da aromaterapia, para o tratamento de infecções, acne, bronquite, cistite, resfriados e até mesmo para aliviar a ansiedade e o estresse.

Apesar de ser um produto natural, os óleos essenciais são extremamente complexos. Um frasco pequeno pode conter até 300 substâncias diferentes.

Por isso, seu uso deve ser feito com o acompanhamento de um médico . Os efeitos das substâncias no corpo são diferentes de pessoa para pessoa, afinal cada um possui um estado físico e emocional único.

 

Benefícios

 Os óleos essenciais são conhecidos por trazer uma série de benefícios. Tudo depende de qual óleo você irá escolher.

Lavanda – o óleo de lavanda ajuda para quem tem dificuldade de dormir ou ansiedade.

Melaleuca – demonstrou bons resultados no combate à acne.

Alecrim – melhora atividade cerebral.

Fora aos óleos citados acima, existem centenas de outros com propriedades terapêuticas e que já são usados com fim medicinal.

 

Diferença entre óleos essenciais e óleos vegetais

Os óleos essenciais são mais concentrados. Seu processo de destilação pode ser à vapor, pressão da casca ou extração com uso de solventes.

São usados na indústria farmacêutica, na composição de estimulantes, anti-flamatórios, calmantes e outros; na fabricação de cosméticos, como perfumes, óleos e essências; e na aromaterapia.

Aplicados na pele, os óleos essenciais atingem facilmente a corrente sanguínea, o que faz dele um medicamento de efeito rápido.

Já os óleos vegetais não evaporam e não são solúveis a álcool. Seu processo de extração é por meio de prensagem a frio de sementes de plantas oleaginosas.

Na maioria das vezes, podem ser ingeridos. São usados para nutrição de pele e cabelos, por meio de hidratantes, shampoos, óleos de massagem etc.

 

Contraindicações

Os óleos essenciais não estão liberados para todos. Devem evitar o seu uso: grávidas, idosos, epiléticos, pessoas que fazem uso de muitos medicamentos e cardíacos.

O uso dessas substâncias não deve substituir uma terapia convencional sem antes consultar um médico.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *