post-title Tudo que precisa saber sobre caixa de areia para gatos

Tudo que precisa saber sobre caixa de areia para gatos

Tudo que precisa saber sobre caixa de areia para gatos

Tudo que precisa saber sobre caixa de areia para gatos

Como escolher, onde deixar e como ensinar o felino a usá-la

Chegou um gatinho em casa? Uma das primeiras coisas que você precisa se preocupar é com a caixa de areia para gatos, isso porque é de extrema importância ensiná-lo a usá-la e que a mesma siga algumas “exigências” para dar o maior conforto possível para seu bicho de estimação.

COMO ESCOLHER
Primeira coisa que você precisa pensar é quantas caixas você vai precisar, sendo que o ideal é ter uma quantidade proporcional ao tamanho da casa – se for um sobrado, por exemplo, deve-se ter uma por andar.

No momento de escolher, opte por uma caixa grande – a medida certa é 1,5 vezes o tamanho do gato – e, entre as abertas e fechadas, prefira a segunda opção (a maioria dos felinos gosta de privacidade).

Quanto à areia, opte por uma de qualidade. A areia sílica é um pouco mais cara, mas vale a pena. Esse tipo de areia controla odores e tem maior durabilidade (quase um mês se for apenas um gato).

Por fim, não se esqueça de separar folhas de jornal ou papelão para deixar embaixo da caixa, isso ajuda na limpeza da areia que seu gato derrubar.

ONDE DEIXAR (estas dicas te ajudam a preservar e estimulam seu gato a usar a caixa)

MAIS DICAS DE COMO ENSINAR SEU GATO A USAR A CAIXA
Nos primeiros meses de vida do felino, o ideal é o dono dar uma ajudinha para o bichinho se acostumar a usar a caixa de areia.
Veja em poucos passos como é fácil:
01 – Confine o gato em um cômodo pequeno com a caixa de areia.
02 – Coloque o animal na caixa e faça movimentos na patinha dele, fazendo-o que arranhe o solo.
03 – Segure a patinha do bichinho e o ajude a esconder a sujeira.
04- Em poucos dias, ele já estará pronto para usar a caixa sozinho.

POR QUE CAIXA DE AREIA?
Mas, afinal, qual o motivo dos gatos fazerem suas necessidades na areia? Esses animais estão numa posição intermediária na cadeia alimentar, com isso eles caçam e são caçados. Historicamente, os felinos submissos escondem seus excrementos na areia para o cheiro não atrair predadores; já os que caçam, os dominantes, deixam seus excrementos descobertos o cheiro para dar medo a outros animais. Mesmo domesticados os gatos continuam a seguir esse hábito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *